quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Salada Marroquina

Esta receita é bem especial. A salada marroquina, adaptada aqui em casa tem um sabor refrescante e vai bem como entrada ou até como prato principal, pois é completa. Antes de dar a receita da salada, gostaria de falar sobre as endívias. Muitas vezes as vi no supermercado sem saber o que fazer com elas e não comprei. Certo dia, vi uma imagem na internet, com endívias recheadas, como se fossem uma colherzinha, e achei a idéia muito interessante. Depois disso vi outras receitas diferentes e testei. Uma delas darei em breve! A apresentação quando se coloca algo dentro das folhinhas da endívias, que são firmes e têm uma cor linda, fica impresseionante! Se quiser fazer bonito quando for receber visita, é garantido! Bom, vamos à receita da salada Marroquina:

Ingredientes:

2 filés grandes de peito de frango temperados, cozidos e desfiados
1 xícara de trigo em grãos (aquele usado para kibe) de molho por 2 horas em 2 xícaras de água
1 xícara de hortelã picada
meia xícara de uva passa
1 cenoura grande ralada
meia xícara de maionese
meia xícara de iogurte natural
6 azeitonas picadas
meia xícara de castanha de caju picada
200 g de vagem cozida com sal a gosto e picadas
1 colher (sopa) rasa de pimenta do reino
meia pimenta dedo de moça sem sementes picada em pedaços bem pequenos.

O frango deve estar frio. Basta misturar todos os ingredientes, testar o sal e a pimenta do reino e colocar na geladeira cerca de 1 hora antes de servir para intensificar o sabor.
Retire as folhas das Endívias e recheie, antes de servir ou deixe que cada pessoa monte sua "colherzinha" de endívia.



Dicas:

1 - Para fazer o frango, dou uma boa dica aqui: frango desfiado é fonte certa de contaminação e pode causar problemas de saúde devido à salmonela presente naturalmente na carne crua, se não for bem preparado. Além disso quando se desfia um frango com as mãos, se  não estiverem bem lavadas com unhas curtas, temos outra fonte de contaminação fácil. O frango é úmido, rico em proteínas e azeda com facilidade. Portanto, o que costumo fazer é picar o frango, refogar os pedaços na panela de pressão com óleo, cebola e outros temperos a gosto. Um bom tempero para frangos é sal, pimenta do reino e fica a dica do tempero para aves da Companhia das Ervas, que tem uma combinação excelente de ingredientes. Adicionando água fervente, o frango deve estar cozido 15 minutos após a panela pegar pressão. Retire a tampa da panela, e use um amassador para purê de batatas, igual a este da foto abaixo.  Como o frango está macio, ele vai se desfiar sozinho logo que mexermos com uma colher, sem precisar sujar as mãos e contaminar o frango que já está cozido.



2 - Se quiser impressionar e não servir algo tão "light", faça  uma receita de pão de queijo da postagem abaixo e monte sanduíches de pão de queijo com salada marroquina. Fica divino!!!

2 comentários:

@ngel@ Borges disse...

Oi Marina outra dica de frango desfiado é logo que você tirá-lo da panela de pressão corte os pedaços não precisa ser pequeno e coloque na BATEDEIRA, isso mesmo BATEDEIRA de bolo, ligue até o máximo, o frango fica todo desfiado, não vira pasta e é super higiênico eu faço isso sempre, vi na TV no programa Mais Você e funciona. Tente! Super beijo!

Marina Marques disse...

Olá Angela! Muito obrigada pela dica! abraço!