domingo, 7 de novembro de 2010

BOLO DE CHOCOLATE E CASTANHAS DA ANA PAULA


Aproveitando o assunto bolo, vou compartilhar com vocês uma receita fácil e deliciosa de bolo com textura macia, castanhas crocantes e pedaços derretidos de chocolate.

Lembro do caderno de receitas da minha mãe, que tinha receitas sempre com o nome de alguém no título como “bolachinhas da mãe do Leandro” ou “bolinho de chuva da mãe da Marília” e essas eram as mães dos nossos amigos, que faziam lanchinho pras crianças que iam brincar na casa delas. Lá em casa, sempre foi “costume” a gente chegar fazendo propaganda do que a mãe do amigo fez, e minha mãe ligava pra ela pra pedir a receita.
E eu mantenho o “costume” de pedir as receitas e registrar o nome da fonte.
A última receita registrada é este Bolo com pedaços de chocolate e castanhas da Ana Paula, uma jovem boleira prendada que quase semanalmente leva um bolo diferente para o pessoal do trabalho em Cubatão. E foi assim que eu conheci essa receita e essa amiga.
Já testei a receita aqui no Rio e também levei para o pessoal do trabalho, fiz promessa de que postaria no blog e aqui vai:

INGREDIENTES:
3 ovos
2 xícaras de trigo
2 xícaras de açúcar mascavo
½ xícara de leite
3 colheres de manteiga
1 colher de fermento em pó
½ xícara de nozes
½ xícara de castanhas
200g de chocolate preto e branco Classic Nestlé
Uva passa (opcional)

MODO DE PREPARO:
Bater a clara em neve e reservar. Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme. Adicionar as gemas e bater. Misturar o leite e a farinha de trigo peneirada. Adicionar o fermento e misturar. Juntar a clara em neve.
Colocar 1/3 da massa na forma e nos outros 2/3 de massa adicione as castanhas, nozes, chocolate e as passas antes de colocá-los na forma (essa divisão é pra evitar que pedaços de chocolate grudem no fundo ao assar).
Assar em forma untada, forno 180.C até dourar as bordas.

DICA: Servir quente com manteiga. Eu fiz uma manteiga fresca pra comer com este bolo batendo o creme de leite fresco na batedeira com uma pitada de sal, em velocidade alta, além do ponto do chantilly. Chega um momento em que as micelas do leite se rompem e a gordura se separa da água (Marina, por favor explique isso direito). Nesse ponto pare de bater e lave manteiga numa peneira com água gelada pra remover este soro. Mas claro que poder servir com a manteiga comprada, pois essa manteiga fresca é só uma extravagância!

Um comentário:

DENISE MARCHESINI disse...

Queridas, que bom conhecer vocês! Adorei o blog!! E olha que eu tenho preguiça de ler, mas está tão interessante e bem escrito que não consegui parar...li TODAS as postagens!! Vou mandar pra vocês uma receita de pimentão recheado, da minha avó italiana, para que experimentem. O recheio é feito de pão umedecido, alcaparras e aliche. Fica muito saboroso, principalmente quando servido frio e até de um dia para o outro. Tenho que pegar a receita com minha irmã, que está para me dar e nunca temos tempo. É uma receita originária da Itália, bem antiga e pouco conhecida, pois nunca comi em nenhum lugar, a não ser na casa de minha avó e minha mãe.
Muito obrigada pelas preciosas dicas das nossas "meninas" e também de gastronomia. Já descobri através da Internet, um lugar no RJ que faz a cirurgia por videolaparoscopia, mas mesmo assim, ligarei para o Dr. Tulio. Vou continuar frequentando o maravilhoso blog que vocês construiram com tanta dedicação e mandarei dicas tb para sua mãe, como disse. Beijos!!