segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Bolo Xadrez de Brigadeiro

Pessoal, com tantas receitas salgadas e de saladas, estava faltando adoçar um pouco este blog. Esta postagem já deveria estar aqui há muito tempo. Peço desculpas pela demora em colocar. Este bolo é lindo e gostoso. Não é uma receita tão complicada quanto aparenta ser, e causa uma ótima impressão aos olhos e ao paladar! Esta foto abaixo tirei do bolo que fiz uma vez em Gana. Faz algum tempo, mas é original!
Segue a receita:

Você vai precisar de 2 formas de bolo inglês para começar, ou então vai ter que fazer um bolo de cada vez, para depois montar.

Bolo branco:

3 ovos
1 e meia xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher (sopa) rasa de pó royal
1 xícara de água
meia xícara de óleo de milho


Bata na batedeira os ovos com o açúcar por cerca de 7 minutos ou até ficar bem branquinho. Adicione o óleo e a água e bata por 5 segundos. Desligue a batedeira. Peneire a farinha de trigo e o pó royal, e com  uma colher misture delicadamente. Coloque em forma untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo e asse em forno baixo (isso é importante), cerca de 180 graus por aproximadamente 15 minutos ou até que um palito de dente saia limpo ao ser espetado no bolo. Não deixe assar muito para que o bolo conserve a sua umidade e fique mais saboroso.

Bolo de chocolate:

A receita é a mesma acima, apenas substituindo meia xícara da farinha de trigo do bolo branco por meia xícara de chocolate em pó ou cacau em pó. O cacau em pó deixa o bolo mais escuro e mais saboroso. Particularmente prefiro utilizar cacau em pó, mas nem sempre é fácil de achar no supermercado.

Brigadeiro:

1 lata de leite condensado
1 colher de manteiga
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó ou cacau em pó
1 caixinha de creme de leite
100 g de chocolate granulado

Mexa todos os ingredientes em fogo baixo  até desgrudar do fundo da panela. Adicione o creme de leite e reserve.

Montagem:

Corte o bolo branco ao meio e depois em três fatias longitudinais, resultando em 6 tiras de bolo no sentido do comprimento. Faça o mesmo com o bolo de chocolate. Monte as tiras passando brigadeiro entre elas e alternando as cores até finalizar, formando o xadrez. Cubra o bolo por inteiro com o restante do brigadeiro e polvilhe o granulado.

Camarão com Curry e Abacaxi


Esta receita cai perfeitamente para um almoço de domingo, como fiz ontem. Basta combinar com um arroz branco e se quiser, uma salada de folhas, e pronto! O sabor forte do curry com o camarão, quando misturado com os pedaços de abacaxi formam uma combinação perfeita para o paladar, e chega a fazer com que as pessoas comam até demais! Portanto, capriche na quantidade, principalmente quando for fazer pra muita gente! O interessante é começar a fazer um pouco mais cedo, antes de servir, pois, depois de pronto, a panela fica tampada por 20 minutos antes de servir para "pegar sabor". Isso realmente faz uma boa diferença. Aí vai a receita:

Ingredientes:

Meio quilo de camarão limpo e descascado (pode ser cinza, VM ou VG, à sua escolha)
1 cebola grande picada em pedaços bem pequenos
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de óleo
meia xícara de coentro picado
1 colher rasa (café) de canela em pó
1 colher rasa (café) de cominho em pó
1 colher (café) de erva doce
1 colher (café) de cúrcuma mais conhecido como açafrão da terra
1 colher (sopa) de pimenta do reino
1 folha de louro desidratado
4 cravos da índia inteiros
1 xícara de iogurte natural
meia pimenta dedo de moça sem sementes (opcional para quem gosta de comida apimentada)
4 rodelas de abacaxi fresco picado em cubinhos.

Primeiro, tempere os camarões com sal e pimenta do reino e reserve.
Para fazer o curry, coloque a manteiga, o óleo e a cebola na panela em fogo baixo por 20 minutos, e mexa de vez em quando. Neste ponto, a cebola já vai estar bem molinha, quase desmanchando. Adicione o coentro, a canela, o cominho, a erva doce, a cúrcuma, a pimenta do reino, o louro, os cravos, e a pimenta dedo de moça e mexa bem, deixando ferver por uns 3 minutos. O molho vai se tornar de cor caramelo e o cheiro maravilhoso vai se espalhar pela vizinhança inteira! Adicione os camarões, mantenha o fogo baixo e cozinhe por 5 minutoscom a panela tampada, mexendo devagar, de vez em quando. Prove a textura do camarão, pois depende do seu tamanho, e se precisar, cozinhe mais alguns minutos. Adicione o iogurte no final e mexa. Tampe a panela, reserve por cerca de 20 minutos. Pique o abacaxi e misture no molho antes de servir.

Dica: esta receita fica gostosa com cubos de peito de frango também! No entanto, o peito de frango em cubinhos demora um pouco mais pra cozinhar do que o camarão. Sendo assim, cozinhe por mais tempo e adicione cerca de uma xícara de água ao molho, logo após colocar o frango em substituição ao camarão!




quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Salada Marroquina

Esta receita é bem especial. A salada marroquina, adaptada aqui em casa tem um sabor refrescante e vai bem como entrada ou até como prato principal, pois é completa. Antes de dar a receita da salada, gostaria de falar sobre as endívias. Muitas vezes as vi no supermercado sem saber o que fazer com elas e não comprei. Certo dia, vi uma imagem na internet, com endívias recheadas, como se fossem uma colherzinha, e achei a idéia muito interessante. Depois disso vi outras receitas diferentes e testei. Uma delas darei em breve! A apresentação quando se coloca algo dentro das folhinhas da endívias, que são firmes e têm uma cor linda, fica impresseionante! Se quiser fazer bonito quando for receber visita, é garantido! Bom, vamos à receita da salada Marroquina:

Ingredientes:

2 filés grandes de peito de frango temperados, cozidos e desfiados
1 xícara de trigo em grãos (aquele usado para kibe) de molho por 2 horas em 2 xícaras de água
1 xícara de hortelã picada
meia xícara de uva passa
1 cenoura grande ralada
meia xícara de maionese
meia xícara de iogurte natural
6 azeitonas picadas
meia xícara de castanha de caju picada
200 g de vagem cozida com sal a gosto e picadas
1 colher (sopa) rasa de pimenta do reino
meia pimenta dedo de moça sem sementes picada em pedaços bem pequenos.

O frango deve estar frio. Basta misturar todos os ingredientes, testar o sal e a pimenta do reino e colocar na geladeira cerca de 1 hora antes de servir para intensificar o sabor.
Retire as folhas das Endívias e recheie, antes de servir ou deixe que cada pessoa monte sua "colherzinha" de endívia.



Dicas:

1 - Para fazer o frango, dou uma boa dica aqui: frango desfiado é fonte certa de contaminação e pode causar problemas de saúde devido à salmonela presente naturalmente na carne crua, se não for bem preparado. Além disso quando se desfia um frango com as mãos, se  não estiverem bem lavadas com unhas curtas, temos outra fonte de contaminação fácil. O frango é úmido, rico em proteínas e azeda com facilidade. Portanto, o que costumo fazer é picar o frango, refogar os pedaços na panela de pressão com óleo, cebola e outros temperos a gosto. Um bom tempero para frangos é sal, pimenta do reino e fica a dica do tempero para aves da Companhia das Ervas, que tem uma combinação excelente de ingredientes. Adicionando água fervente, o frango deve estar cozido 15 minutos após a panela pegar pressão. Retire a tampa da panela, e use um amassador para purê de batatas, igual a este da foto abaixo.  Como o frango está macio, ele vai se desfiar sozinho logo que mexermos com uma colher, sem precisar sujar as mãos e contaminar o frango que já está cozido.



2 - Se quiser impressionar e não servir algo tão "light", faça  uma receita de pão de queijo da postagem abaixo e monte sanduíches de pão de queijo com salada marroquina. Fica divino!!!

Salada de Acelga com Nozes caramelizadas

Com o tempo quente aqui de Aracaju, nada melhor que uma salada super saborosa como refeição. Esta receita, tirada de olho, consegui em um churrasco da empresa do meu marido, onde o chefe dele, um francês, fez a salada. A crocância da acelga com o sabor forte do gorgonzola, misturados com o doce das nozes caramelizadas convere um sabor é inexplicável, e uma combinação perfeita!

Ingredientes:

1 acelga média cortada em tiras finas
150 g de queijo gorgonzola
100 g de nozes
1 colher cheia (sopa) de açúcar mascavo
1 colher rasa (sopa) de mel
meia xícara de creme de leite
1 colher rasa (sopa) de molho de mostarda comum ou mostarda dijon


Coloque no fogo o açúcar mascavo e o mel para ferver, enquanto você pica o queijo gorgonzola em cubinhos. Assim que o açúcar ferver, junte as nozes (você pode partí-las ao meio se preferir) e deixe que esta calda de açúcar envolva cada noz, mas não resseque muito. Isso leva cerca de 3 minutos após fervura. Retire as nozes do fogo e reserve.
Misture a acelga picada com a mostarda, o creme de leite e o quejo gorgonzola. Polvilhe as nozes carameladas por cima da mistura.
Não é necessário colocar sal. O queijo gorgonzola cuida de dar um sabor espetacular.
Quando comi a salada, o queijo era Roquefort. É um queijo muito mais forte e saboroso que o gorgonzola, mas muito mais difícil de achar, e quando se acha no supermercado, é muito caro. O gorgonzola substitui bem o Roquefort.


Pessoal, depois de um bom tempo sem postagens, estamos de cara nova! Em breve mais receitas maravilhosas, criativas e simples!