Tantas vezes tomate foi assunto não falado na minha infância... o silêncio das rodelas escondidas nos lugares mais criativos da cozinha, por uma mocinha que não conseguia aceitar aquele frescor...E agora, quem diria, a sopa de tomate é a minha preferida! E esta receita foi então assunto permitido, adorado, compartilhado e repetido por muitas vezes nestes dias de inverno do Rio.
A receita original é do livro "A Itália de Jamie Oliver". Vou contar do meu jeito.
Você vai precisar de:
1 caixa de tomate cereja (250g)
1 lata de tomates pelatti
1/2 maço de manjericão (folha gigante)
1 xícara de água
1 pão médio tipo frances amanhecido, italiano ou ciabatta (250g)
1 dente de alho
Sal, azeite e pimenta do reino.
Passo a passo:
1) Pré-preparo: lavar os tomates cereja; lavar e secar o manjericão; picar grosseiramente as folhas de manjericão; picar finamente o talo do manjericão; picar finamente o alho; picar o tomate pelatti; pré-aquecer o forno.
2) Furar cada tomate cereja com um com o garfo e colocar numa assadeira com o alho fatiado, 3 colheres de azeite, metade das folhas de manjericão, sal e pimenta do reino. Assar por 20 minutos, 180.C.
2) Em uma panela, refogar os talos do manjericão em 1 colher de azeite por 1minuto; adicionar o tomate pelatti picado, mexer por 2 minutos. Adicionar o molho restante do tomate pelado, 1 xícara de água e ferver por 15 minutos. Acerte o sal.
3) Picar o pão em cubos. Colocar os cubos de pão no forno por 3 minutos
4) juntar o tomate cereja, as folhas restantes de manjericão e os pedaços de pão ao tomate pelatti na panela. Misture bem e deixe descansar por 3 minutos.
5) Servir quente com azeite e pimenta do reino.
Rendimento: 2 a 3 pessoas.