sábado, 20 de novembro de 2010

Circuito Rio Show de Gastronomia 2010 - MAM

Uma dica às pressas para os leitores não perderem este evento gostosinho que está acontecendo de graça no Museu de Arte Moderna neste fim de semana: o Circuito Rio Show de Gastronomia.
O evento tem palestras sobre assuntos de gastronomia e alguns quiosques de restaurantes famosos do Rio de Janeiro, com pratos pequenos para uma degustação, no estilo de cada lugar.
Os cursos são numa sala sala principal de vidro e são também transmitidos por televisões com som para a área ao ar livre dos quiosques dos restaurantes. Para a sala fechada a inscrição deveria ter sido feita com antecedência, mas para assistir ao ar livre degustando as comidinhas pode só chegar e aproveitar (na minha opinião bem legal).
A noite tem também uma música ao vivo.
A entrada é gratuita. Estacionamento R$15. Pratos em torno de R$16.
O lugar fácil de chegar, do lado do Aeroporto Santos Dumont, e do Vivo Rio.
Entendo que o evento é parte do processo de premiação dos restaurantes do Rio classificados em várias categorias, organizado pelo jornal o Globo, com votação pelos leitores do jornal.

Vale conferir:
- Escola do Pão: brioche de goiabada, pão de grãos e azeite pra levar pra casa (um dos melhores pães do Rio) e o livro de como fazer pão que está com um desconto bom e dicas excelentes.
- Antiquarius: delícias parecidas com as servidas no Da Silva, do mesmo dono, no centro do Rio; arroz de polvo e arroz de pato
- Sawasdee: Arroz de jasmim com nirá, camarão, lingüiça chinesa e curry
- Le Vin: Croque Monsieur de pão de brioche, recheado com presunto Royale e parmesão, molho bechamel, gratinado. E também os MACARRONS deliciosos (provei de framboesa com chocolate)!
É claro que tem mais coisas gostosas além desta minha lista.
Também vale dar uma passada na loja do MAM lá embaixo pra ver as idéias de decoração.

Espero que ainda dê tempo de aproveitarem amanhã das 13 às 22h

Programação e mais detalhes no site:
http://oglobo.globo.com/cultura/gastronomia2010/evento.asp

domingo, 7 de novembro de 2010

BOLO DE CHOCOLATE E CASTANHAS DA ANA PAULA


Aproveitando o assunto bolo, vou compartilhar com vocês uma receita fácil e deliciosa de bolo com textura macia, castanhas crocantes e pedaços derretidos de chocolate.

Lembro do caderno de receitas da minha mãe, que tinha receitas sempre com o nome de alguém no título como “bolachinhas da mãe do Leandro” ou “bolinho de chuva da mãe da Marília” e essas eram as mães dos nossos amigos, que faziam lanchinho pras crianças que iam brincar na casa delas. Lá em casa, sempre foi “costume” a gente chegar fazendo propaganda do que a mãe do amigo fez, e minha mãe ligava pra ela pra pedir a receita.
E eu mantenho o “costume” de pedir as receitas e registrar o nome da fonte.
A última receita registrada é este Bolo com pedaços de chocolate e castanhas da Ana Paula, uma jovem boleira prendada que quase semanalmente leva um bolo diferente para o pessoal do trabalho em Cubatão. E foi assim que eu conheci essa receita e essa amiga.
Já testei a receita aqui no Rio e também levei para o pessoal do trabalho, fiz promessa de que postaria no blog e aqui vai:

INGREDIENTES:
3 ovos
2 xícaras de trigo
2 xícaras de açúcar mascavo
½ xícara de leite
3 colheres de manteiga
1 colher de fermento em pó
½ xícara de nozes
½ xícara de castanhas
200g de chocolate preto e branco Classic Nestlé
Uva passa (opcional)

MODO DE PREPARO:
Bater a clara em neve e reservar. Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme. Adicionar as gemas e bater. Misturar o leite e a farinha de trigo peneirada. Adicionar o fermento e misturar. Juntar a clara em neve.
Colocar 1/3 da massa na forma e nos outros 2/3 de massa adicione as castanhas, nozes, chocolate e as passas antes de colocá-los na forma (essa divisão é pra evitar que pedaços de chocolate grudem no fundo ao assar).
Assar em forma untada, forno 180.C até dourar as bordas.

DICA: Servir quente com manteiga. Eu fiz uma manteiga fresca pra comer com este bolo batendo o creme de leite fresco na batedeira com uma pitada de sal, em velocidade alta, além do ponto do chantilly. Chega um momento em que as micelas do leite se rompem e a gordura se separa da água (Marina, por favor explique isso direito). Nesse ponto pare de bater e lave manteiga numa peneira com água gelada pra remover este soro. Mas claro que poder servir com a manteiga comprada, pois essa manteiga fresca é só uma extravagância!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

DESAFIO: QUAL O MELHOR BOLO DE CHOCOLATE DO RIO DE JANEIRO?

Outro dia, a Bárbara, minha amiga que mora comigo há 9 anos, me mandou o link de propaganda de um lugar no Rio chamado "o Melhor Bolo de Chocolate do Mundo". Se me conhecem, dias depois estávamos a caminho do lugar pra verificar esta história. Mas, este é realmente o NOME do lugar... A propaganda é boa, mas um pouco pretensioso fazer de um título um nome: como dar o nome à sua filha recém nascida de “Miss Brasil” (ou, neste caso “Miss Universo”) ou nomear seu filho de Campeão da Libertadores.
O bolo de lá é diferente, a massa parece um suspiro de chocolate. Diferente dos bolos que fazemos, conhecemos ou que imaginamos. Então, combinei com a Bárbara que iríamos avaliar, durante um ano, qual o melhor bolo de chocolate da cidade do Rio de Janeiro, desses com massa tradicional de ovo, trigo e manteiga, com recheio, cobertura, ou não. Não ousamos querer comer todos os que existem por aqui, mas adianto que daqui há um ano vamos listar todos que comemos e escolher o melhor dos conhecidos.
Se quiserem mandar sugestões de lugares, vou adorar! Vou até lá com certeza pra provar o bolo. E não precisa ser lugar comercial, pode ser a D.Maria que vende no carrinho em frente ao metrô (se for imperdível) ou também podem candidatar aquele bolinho especial da mãe de vocês =)
Quando o assunto é bolo de cenoura, já provei muitos no Rio sempre procurando encontrar o bolo de cenoura da mãe da minha amiga Bianca (melhor de todos), mas este não está acessível para os leitores, exceto para a Bianca, que comemora hoje seu aniversário (com bolo de cenoura!).
Entre os bolos de cenoura que se pode comprar, já tenho o meu preferido no Rio de Janeiro: na escola de inglês Plan, no Centro, que fica no prédio charmoso do Liceu Literário Português (Metrô Carioca), tem um bolinho de cenoura caseiro com uma calda de brigadeiro mole que a moça coloca por cima, na hora de servir (e quente se vocês quiserem)... E ela sempre capricha na calda pra mim, porque sabe o quanto amo aquele bolo que me faz perder a concentração no trabalho no meio da tarde, só de lembrar. Aproveito e deixo meu agradecimento ao pessoal da cozinha da Plan que também serve almoço caseirinho delicioso (ainda preciso conhecer essa cozinheira!).
Daqui há um ano então publicaremos o resultado deste nosso doce desafio.